MAIS QUE DIPLOMA.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Entrevista com Gustavo Duarte no Humor Gráfico


Texto de André Rossi

Na sexta-feira passada, dia 10 de junho de 2011, ocorreu na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba – Campus Taquaral) o evento "Mesa Redonda: Humor Gráfico Design e Jornalismo", com os palestrantes Eduardo Baptistão (ilustrador do Estadão), Dalcio Machado (ilustrador da Veja) e Gustavo Duarte (ilustrador do Lance). Jean Galvão, ilustrador da Folha de S. Paulo e da revista Recreio não pode comparecer por problemas pessoais.

O evento foi iniciado com a apresentação dos três palestrantes seguida de um pequeno portfólio sobre cada um deles. Os “Jornalistas de Chico”, André Rossi e Luis Capucci, bateram um papo especial com o ilustrador Gustavo Duarte durante e após o evento, conversando sobre sua recente HQ, “Taxi”, como ele resolveu migrar da charge para os quadrinhos, sua próxima HQ e os super herois que ele mais gosta. Confira abaixo:
Luis Capucci, Gustavo Duarte e André Rossi


André e Luis: Como foi sua passagem da charge para os quadrinhos?

Gustavo: Desde moleque eu sempre quis fazer história em quadrinhos. Curtia charge, cartoon e história em quadrinhos. É até meio claro nos meus desenhos a minha influência de desenho animado e histórias em quadrinhos. Desde que eu comecei tinha influência não somente de Ziraldo, por exemplo, mas também de quadrinhos da Marvel, Laerte... então é realmente algo que eu sempre quis fazer. Porém, fazer quadrinhos é um trabalho do inferno! Acostumei-me a fazer charges e 5 horas depois ela já ser publicada no jornal. Agora, eu passo um dia todo para fazer uma página em quadrinhos. A “Có”, que foi minha primeira HQ, demorou uns 3 anos para ficar pronta. Mas tive que parar, sentar e fazer até sentir que estava preparado. Não sentia que estava totalmente preparado, mas deu certo. Todos exemplares foram vendidos e até recebi o prêmio de  Desenhista Revelação do Troféu HQ Mix por ela.
Mas isso é só o começo de uma história que eu sempre quis ter, mas tenho muito para aprender.


André e Luis: Como foi a divulgação da “Taxi”?
"Taxi", 2ª HQ de Gustavo Duarte


Gustavo: A “Taxi” foi minha 2ª HQ e tudo aconteceu mais fácil. Como a “Có” foi um sucesso, algumas lojas já vieram atrás de mim quando eu anunciei que lançaria uma nova HQ. A procura pelo meu produto aumentou muito aqui no Brasil e no mercado lá fora, tanto que o lançamento da “Taxi” foi em uma convenção em Nova York. Lá ela vendeu cerca de 400 exemplares. Depois vim para cá, fiz lançamento em São Paulo, Bauru e na Convenção do Rio. Ainda é possível encontrar a “Taxi” em algumas lojas de Bauru e no site da Comix, mas estou preparando uma nova edição dessa HQ para agosto, junto com o lançamento do meu novo trabalho.


André e Luis: Sobre a sua nova HQ, você pode adiantar alguma coisa para nós?


Gustavo: É uma história de dois pássaros e a morte. É uma história meio de terror... não é “terror”, mas tem muito sangue. Comecei ontem a desenhar a parte do sangue, daí minha namorada chegou em casa e falou “Nossa, uma faca!” [risos]. Vai ser mais pesada, mas nada do tipo “sinistro”.


André e Luis: Você citou a Marvel como influência. Qual é o seu personagem favorito?


Gustavo: Gostava muito do Homem-Aranha. Gostava bastante do Hulk quando ele era burro. Ele chegava e falava “Hulk esmaga” e pow, batia no chão. Era muito bacana também uma graphic novel dele com o Coisa, do Quarteto Fantástico. Se eu fosse desenhar alguma coisa da Marvel não seria nem o Homem-Aranha, seria o Hulk. Também gostava de uma fase do Wolwerine, que hoje em dia é mais cool né, mas o Homem-Aranha é do coração mesmo.


André e Luis: Já que você gosta do Homem-Aranha, o que você está esperando do novo filme? Acha que vai para frente essa ideia de recomeçar a história?


Gustavo: Olha, eu gostei muito do primeiro filme porque tinha coisas nele que eu imaginava que realmente iria acontecer com um adolescente normal que adquiri poderes de aranha. Ele ia cair algumas vezes, ia ter problemas para sair a teia e tal. Mas em relação a esse novo filme eu não sei... começar tudo de novo sendo que não terminou um arco de história já apresentado para o público... mas sei lá, vamos torcer para dar tudo certo com esse novo filme do Homem-Aranha.

Em outro momento do evento, André e Luis conversaram com o palestrante Dalcio Machado, que adiantou para Os Jornalistas de Chico que lançará ainda esse ano seu primeiro livro infantil intitulado "Não brinque com a comida". A sinopse não foi divulgada.

Da esq. para a dir: Gustavo Belofardi, Eduardo Baptistão, Dalcio Machado, Matheus Nicolau, Luis Capucci, André Rossi e Romeu Neto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário