Na tarde de hoje (quarta-feira, 11/05), o portal " Yahoo!" veiculou, em sua seção de Esportes, que " Em artigo, ESPN critica Rio-2016 e Copa de 2014" . O portal de internet comentava a reportagem do jornalista norte-americano Wright Thompson, da mega-rede de notícias esportivas ESPN, que tecia pesadas críticas à forma como a qual os dirigentes brasileiros haviam tratado a imagem do Brasil na candidatura das duas competições e os reais problemas existentes no país.
O link para a reportagem original (em inglês) do site da ESPN esta aqui:
http://sports.espn.go.com/espn/eticket/story?page=110510/Rio
Ok. Sabemos dos problemas da cidade do Rio de Janeiro faz tempo. Aliás, não apenas na capital carioca, bem como em outras metrópoles do Brasil que serão sedes dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, os problemas ligados à violência urbana são bem conhecidos: ausência do poder do Estado no desenvolvimento de políticas públicas de desenvolvimento social; problemas crassos no combate ao tráfico de drogas... e por aí vai.
O que parece-me estranho é um certo posicionamento de alguns jornalistas. Não apenas eles, mas muitos entendidos do assunto enxergam os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo como divisores de águas no que tangem ao desenvolvimento social de um país. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Todos bem sabemos o quanto a China usou e abusou da "política da maquiagem social" para esconder seus bairros de perfiferia. No Brasil, não é diferente. Mas marketing é marketing, certo?
O artigo de Mr. Thompson não diz nenhuma mentira. Mas seria muita ingenuidade acreditar que um país que almeja receber competições do porte de uma Olímpiada ou de uma Copa, deixaria de colocar seus problemas para baixo do tapete e mostrar o quanto é incopetente na garantia de bem-estar social de seus cidadãos.
Por Matheus Nicolau
Em artigo, ESPN critica Rio-2016 e Copa de 2014
http://br.esportes.yahoo.com/colunas/em-artigo-espn-critica-rio-2016-e-copa-de-2014-esportes-1708.html
10 de Maio de 2011 19:08Um artigo assinado pelo jornalista Wright Thompson, da rede americana ESPN, publicado no site espn.com, criticou com veemência as candidaturas do Brasil para a Copa de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
Segundo a reportagem, intitulada "Deadly Games" (Jogos Mortais, na tradução livre do inglês), foi vendida uma imagem do país para o restante do mundo durante os processos de seleção mas, por outro lado, a organização brasileira escondeu problemas, sobretudo no Rio de Janeiro.
O artigo aponta que, diferentemente do que foi passado quando da época da candidatura brasileira, o Rio de Janeiro é uma cidade que convive constantemente com problemas de violência, principalmente por causa das organizações criminosas que comandam a periferia da cidade.
Alguns dados também foram trazidos pelo texto, como o número de pessoas que foram assassinadas no Rio de Janeiro. O montante, sozinho, é quatro vezes maior do que a quantidade de pessoas mortas em todo o território americano em 2010.
"O Rio de Janeiro tem menos de três anos para corrigir uma crise que já dura um século. O relógio está correndo", alerta a publicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário